Grupo de Estudos: René Roussilon | Com Camila Saboia
Terceiras sextas-feiras do mês
|On-line
O objetivo é percorrer os conceitos fundamentais deste autor para se pensar a importância do analista ajustar-se aos manejos, intervenções e leituras contra-transferenciais necessárias, para acessar linguagem corporal e arcaica dos pacientes que apresentam patologias da contemporaneidade.
Horário e local
Terceiras sextas-feiras do mês
On-line
Sobre o evento
A clínica da do sofrimento das patologias contemporâneas nos convoca a revisitar a metapsicologia freudiana a partir de novos referênciais teórico- clínicos. O psicanalista francês René Roussillon, oferece novas perspectivas para se pensar sobre os primórdios do psiquismo e as falhas do processo de subjetivação do sujeito, a partir da relação sujeito-objeto segundo a compreensão do interpessoal e do interpsíquico.
O objetivo desse grupo de estudo, é percorrer os conceitos fundamentais deste autor para se pensar a importância do analista ajustar-se aos manejos, intervenções e leituras contra-transferenciais necessárias para acessar linguagem corporal e arcaica dos pacientes que apresentam sintomas da contemporaneidade, como, por exemplo, os das patologias narcísicas.
As reuniões acontecerão nas terceiras sextas-feiras de cada mês a partir de 4 de março de 2023, das 10h às 12h.
Valor por encontro: a ser acertado diretamente com a coordenadora do grupo.
WhatsApp: (11) 98603-3133 ou e-mail: camila_saboia@hotmail.com
Camila Saboia: Fundadora do Projeto Entrelacer – Psicanálise & Infância. Graduada em Psicologia pela PUC-SP, mestre e doutora em Psicopatologia e Psicanálise pela Université Paris VII - Denis Diderot e Pós-doutora pelo Instituto de Psicologia da USP. Trabalhou como pesquisadora clínica no projeto Pile (Programa Internacional pela linguagem da criança- Hospital Necker/Paris) e como pesquisadora na pesquisa IRDI- Creches. Atuou como psicóloga colaboradora no Hospital Dia Pais- Bebês de Saint Denis (Paris), em atendimento com bebês.
Atualmente é professora convidada da Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da USP, docente no Instituto de Psicanálise Sedes Sapientiae e membro diretivo da CIPPA Latina America ( Coordenação Internacional de Psicoterapeutas e psicanalistas que trabalham com Autismo). Autora de diversos artigos no campo da infância, atua como supervisora clínica e como psicanalista de pais-bebês, crianças, adolescentes e adultos em seu consultório particular.